domingo, 22 de abril de 2012

PIGS, Barcelona e a politica do pão e circo

Estava lendo uma postagem sobre alguns assuntos internacionais que poderiam nos influenciar e entre os tópicos estava o assunto da crise europeia e a quebra de países de 1º mundo conhecido como PIGS (Portugal, Italy, Greece, Spain) e dizia numa parte em especial a Espanha que está com seu índice de desemprego em cerca de 23%( numero impressionante até mesmo pra países subdesenvolvidos).

Não sou fã de futebol, mas sempre vejo noticias pra ter o que conversar com colegas de trabalho, eis que surgiu o assunto em que falavam que o Barcelona F.C. atual seria o melhor time de futebol de todos os tempos, não tenho muito a dizer sobre isso e não me importo também.

O que me veio à cabeça pouco depois foi analisar essas duas questões foi que está sendo empregada de maneira nítida uma politica de muitos de anos atrás e justamente por um país que está novamente em crise: a politica do pão e circo! Como era feita na Roma antiga, a população se distrai com o “espetáculo” oferecido pelas governanças enquanto o país afunda.

O corte orçamentário europeu foi gigantesco, mas ainda se paga milhões para pessoas ficarem correndo atrás de uma bola.

A politica do pão e circo não ressurgiu faz pouco tempo, ela nunca desapareceu na verdade, mas nunca foi tão visível.

Pra mim só é mais uma prova que a historia vive de repetições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário