quarta-feira, 30 de maio de 2012

No fundo, animal!

Lembrei-me de uma conversa que tive a um tempo em que falávamos sobre a bíblia, Deus e seus mandamentos e para ser mais especifico, falávamos sobre o “amar ao próximo como a si mesmo” e mesmo defendendo um ponto de vista na qual nem eu acredito chegamos à conclusão de que não existe a possibilidade que isso seja realmente cumprido de verdade devido ao fato de tal mandamento ter base na crença de que o ser humano é no fundo bom de alma e coração.

Podem discordar ou concordar com tal afirmação, mas duvido que provem o contrario.

Mas num dia muito distante após essa conversa, não sei por que essa questão me retornou a cabeça e pude analisa-la melhor (ou pelo menos de outro modo).

Então me coloquei fora da visão bíblica de tudo, e me veio em evidencia o fato da própria natureza humana e suas questões morais e existenciais.

Então foi possível notar que o próprio conceito de “bom” e “mal” são criações da nossa moralidade. Um conceito que pode ser interpretado de maneira relativa. Aprofundarei-me nesse assunto outro dia talvez.

E o que vem no fundo para guiar o nossas ações então?

O que devemos lembrar e entender muitas das ações que tomamos de maneira inconsciente e muitas vezes mal interpretada e ofensiva é que não somos no fundo nem bons nem maus: Somos no fundo animais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário